top of page

O que eu fiz para aprender a gostar de fazer academia


Oi pequenos pôneis, tudu bõ?

Ano passado eu atingi a pior fase do meu corpo de todos esses meus 21 anos de vida. Estava com "apenas" dez quilinhos a mais no final do ano. Perdi todas as minhas calças e shorts, passei a comprar roupas em tamanhos maiores, o que resultou em muito, mas MUITO!! choro.

Eu sabia que precisava mudar meu estilo de vida mas não sabia por onde começar. Eu já tinha feito alguns meses de academia quando estava no segundo ano da faculdade, mas desistia sempre que começavam as provas; fiz crossfit por 2 meses, desisti porque ODIEI; então ou eu escolhia fazer algo diferente ou tentava voltar pra academia sem ter preguiça e vontade de desistir toda semana.

Eu decidi voltar pra academia, dei mais uma chance e coloquei como meta não querer mais desistir de fazer exercícios, ou seja, eu realmente tinha que aprender a gostar de estar lá, por mais impossível que isso parecesse.

- E afinal, deu certo?

Por incrível que pareça, deu certo (obrigada @deusa). E agora eu vou te contar o que eu fiz pra aprender a gostar de fazer academia, e não só academia, mas exercícios físicos num geral.

1. CRIEI UM HÁBITO

Eu li que para o seu organismo criar um hábito, ele demora aproximadamente 21 dias. Isso quer dizer que se você conseguir manter 21 dias fazendo exercícios, no vigésimo segundo dia seu corpo vai PEDIR por ele. Ou seja, você começa a sentir vontade de fazer exercício.

- Nossa mas então você não sente preguiça mais de ir pra academia?

Sinto. Mas você sempre vai sentir preguiça de ir pra aula, de ir trabalhar, de lavar a louça, de voltar à assistir aquela série que você começou e já tem 9 temporadas. Do mesmo jeito que você vai sentir preguiça de ir pra academia. Mas as coisas mudam totalmente quando você sente vontade de ir pra academia porque seu corpo quer aquilo.

- E você fez exercícios por 21 dias seguidos sem parar? Até no domingo?

Quase isso. Eu tentei fazer exercícios no mínimo 6 dias na semana, mas às vezes eu fazia 7 dias sim.

Eu sei que parece um absurdo fazer exercício DOMINGO, mas acredita em mim, 21 dias passam muito rápido! São só 3 semanas; 3 semanas que você vai se comprometer pra conseguir uma meta de fazer seu corpo gostar daquilo.

Pensa que depois dessas 3 semanas que você vai querer desistir várias vezes, a vontade de desistir nunca mais vai voltar e todo o processo vai ser muitíssimo mais fácil pra você.

2. FIZ EXERCÍCIOS/AULAS QUE EU GOSTAVA ALÉM DA MUSCULAÇÃO

Se tem uma coisa que eu fiz muito nessa vida foi experimentar as aulas da academia. Eu fiz aula de jump, step, spinning, HIIT, localizada, MIX, body combat e fit dance.

Hoje faço todas rsrs. Eu gosto demais de todas as aulas, de pular, pedalar, dançar, da música alta; AMO não precisar fazer esteira por 35 minutos e bike por mais 15 minutos. E se tem uma coisa que eu NÃO SUPORTO em academia é fazer esteira, bike ou qualquer aparelho de cardio.

Então eu ia pra academia e fazia a musculação, que eu não era lá muito fã, mas fazia ansiosa porque sabia que quando eu terminasse eu ia fazer alguma aula que eu gostava.

Por isso minha dica é: tira os exercícios que você não suporta e substitui por alguma coisa que você sente vontade de fazer. Seja natação, dança, andar de bicicleta, correr na rua, aulas na academia, aulas de boxe, yoga.

Mas tenta fazer exatamente depois da musculação, pra você não correr o risco de matar a musculação depois!

3. MUDAVA MEU TREINO SEMPRE

Uma coisa muito chata da musculação é você fazer o mesmo treino sempre. Você vai perder a vontade de ir porque nem tá sentindo mais mudança, é entediante, repetitivo e quando você lembra disso nem dá vontade de sair de casa.

Então peça pra seu instrutor mudar seu treino de 2-3 semanas. Isso é bom pra você aprender os exercícios que você gosta de fazer e os que você preferia que não tivesse.

Eu sabia os exercícios que eu não gostava porque eu normalmente pulava eles hehe.

Outra coisa muito legal depois que eu me acostumei a fazer exercício todo dia, foi pedir pro meu instrutor aumentar a intensidade do meu treino. Parece doideira, mas quanto mais pesado seu treino, mais você vai sentir vontade de fazer, porque a quantidade de endorfina que você libera é muito maior.

Sabe aquele treino que parece que seu pulmão tá queimando, que dá vontade de gritar nas últimas repetições, que dói pra andar, levantar o braço, subir escada, lavar o cabelo no dia seguinte? É bem de um desse que você precisa pra não desistir de ir pra academia, te garanto, vai por mim! Palavra de quem ia pra academia pensando na hora de ir embora.

4. UMA VEZ NA SEMANA FAZIA MEU PRÓPRIO TREINO

Não, eu não inventava um monte de exercício e série e fazia sozinha sem ajuda de um instrutor. Mas eu olhava na internet alguns treinos "prontos" e juntava os exercícios que eu gostava, sabia fazer por conta de alguma aula ou treino antigo, e fazia o que eu queria.

Eu nunca gostei muito dos aparelhos da academia. Então eu prefiro pegar colchonete, tornozeleira com peso, um step e uns halteres e fazer os exercícios que eu prefiro e foco nas partes que eu mais quero mudar no meu corpo, aí monto um treininho meu.

Normalmente eu faço ele de sábado, aí dependendo da minha disposição eu faço um treino mais de boa ou um bem pesado.

O melhor mesmo é não ter ninguém pra colocar um exercício que você não suporta fazer no meio hehe.

5. PAREI DE VER OS EXERCÍCIOS COMO UMA OBRIGAÇÃO

Eu costumava sempre me culpar quando eu não sentia vontade de ir pra academia ou fazer exercícios. E uma das coisas mais importantes que você pode fazer é parar de se culpar e ver os exercícios como uma obrigação.

Eu tenho dias que chego tarde do meu estágio ou só acho que tá calor demais pra ir e não vou mesmo, e quer saber? Tá tudo bem. No dia seguinte eu vou sem pensar: nossa, não fui ontem, hoje PRECISO ir. Eu vou no dia seguinte simplesmente porque eu quero, porque eu parei de me ver aquilo como uma obrigação.

6. PAREI DE QUERER VER MUDANÇAS E RESULTADOS TODOS OS DIAS

Se tem algo que é um prato cheio pra você querer desistir, é querer ver mudanças no seu corpo todos os dias. Ter aquela mania de tirar fotos na frente do espelho esperando um antes e depois milagroso depois de dois meses. Sair de uma aula de localizada e achar que está com o abdômen da Pugliesi.

Eu era o tipo de pessoa que tirava foto toda semana esperando que meu corpo tivesse mudado drasticamente. A verdade é que demora. Demora muito. É um processo lento e não dá pra querer desistir por causa disso.

Minha dica é você só tirar foto de mês em mês ou de dois em dois meses pra acompanhar seu progresso. E também ter em mente que vai ter mês que você vai estar esteticamente muito parecida com o mês anterior, mas não ache que você empacou no meio do caminho e tem que tomar medidas extremas, como ir pra academia duas vezes por dia, sete dias por semana e reduzir suas calorias pela metade.

Tenha paciência!

E essas são algumas coisas que eu fiz pra sentir vontade de ir pra academia e fazer exercícios sem querer desistir toda semana. Tenta seguir essas dicas mas não esquece de me contar se deu certo, ok?

Beijinhos, até a próxima e boa sorte!

Oie!

Meu nome é Gabriela, tenho 21 anos e moro no Paraná.

Sou doida por unicórnios e brilho; vegetariana; completamente apaixonada em ficar horas no pinterest caçando novos looks; às vezes preciso me controlar para não sair comprando todas as peças jeans existentes no shopping; tenho mais livros do que sou capaz de ler; e ainda vou convencer todo mundo de que sou uma princesa sereia unicórnio de verdade.

Welcome to the ponys world!

Publicações

Tags
Nenhum tag.
Wish List

Arquivo

Instagram

bottom of page